NACIONAIS

Curtas-metragens do Projeto ArquiCine começam a ser apresentados no próximo domingo

As primeiras produções audiovisuais resultantes das oficinas do Projeto ArquiCine/Câmera Causa começarão a ser conhecidas no próximo domingo (2/5), quando as equipes entregarão a versão final de seus curtas-metragens. A oficina 1 foi iniciada em 24/4 com seis equipes de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo com alguma atuação voltada a movimentos sociais por moradia, foco das produções audiovisuais do ArquiCine, iniciativa da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). Os integrantes da oficina 2, em curso, farão a divulgação de seus curtas no dia 4/5 e, os participantes da oficina 3, que começa em 15/5, apresentarão suas produções no dia 23/5.

A temática do ArquiCine neste momento está voltada a retratar o trabalho e a atuação de estudantes e profissionais arquitetos e urbanistas em ações junto a movimentos sociais que tenham como pauta central cidades inclusivas, democráticas e com espaços de maior qualidade. O assunto, apesar de único, vem permitindo diversos desdobramentos, segundo Gustavo Spolidoro, cineasta do Câmera Causa que está ministrando as oficinas virtuais para as turmas selecionadas. “Chama a atenção os diferentes trabalhos dentro de um mesmo tema pré-definido, como despejos, ocupações, quilombolas, empreendimentos já consolidados e habitados. Isso mostra a diversidade e a riqueza das produções que começarão a ser apresentadas”, afirma. Segundo ele, os documentários são desenvolvidos de forma bastante livre, à escolha das equipes, desde que sigam os critérios do tema.

De acordo com Spolidoro, o projeto ArquiCine, além de municiar as equipes para a produção audiovisual com vistas a ser apresentada no 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIARio2021), tem o propósito de incentivar os participantes a multiplicar o conhecimento adquirido para outras produções, individuais ou coletivas, em plataformas variadas, como sites, blogs e redes sociais, por exemplo.  Para Lucas Heitor Beal Sant’Anna, também cineasta do Câmera Causa que ministras as oficinas, outro diferencial do ArquiCine é reunir pessoas de várias partes do país para troca de experiências e de conhecimento. “As oficinas abrem espaço para essa interação, o que faz com que cada uma das equipes conheça um pouco da realidade de cada um dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e captados pelo celular”, pontua o cineasta.

Confira os dias e horários das apresentações dos vídeos produzidos nas 3 oficinas:

OFICINA 1

DOMINGO 2/5

9 às 13h – alunos entregam vídeo final e sessão para equipes, professores e FNA com debate

14 às 18h – consultoria por grupos para finalização total

OFICINA 2

TERÇA-FEIRA  4/5

18h as 22h – alunos entregam vídeo final e sessão para equipes, profes e FNA com Debate;

QUARTA-FEIRA 5/5

18h as 22h – consultoria por grupos pra finalização total.

 OFICINA 3

DOMINGO 23/05

9h às 13h – alunos entregam vídeo final e sessão para equipes, professores e FNA com debate;   14h às 18h – consultoria por grupos para finalização total

 

The post Curtas-metragens do Projeto ArquiCine começam a ser apresentados no próximo domingo appeared first on FNA.