NACIONAIS

Divulgados projetos selecionados para o 2º Guia IAB para a Agenda 2030

Os 51 projetos/planos selecionados para o 2° Guia IAB para a Agenda 2030 já são conhecidos.  O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) fez o chamamento aos profissionais do setor para inscreverem projetos de arquitetura e planos urbanísticos para fazerem parte da 2ª Edição do Guia IAB para a Agenda 2030. O foco foram projetos e planos localizados em território nacional, ou no exterior, desde que tivessem sido elaborados a partir de 2015.

Os selecionados, integrarão a nova publicação a ser lançada em julho de 2021, durante o 27º Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos (UIA), edição que se realiza no Rio de Janeiro. Além disso, serão lançadas as versões em inglês e espanhol da 1ª Edição do Guia e o IAB está trabalhando para realizar uma exposição dos projetos e planos das duas edições, também no âmbito do UIA 2021. Em breve, serão anunciadas as datas do lançamento e mais novidades sobre a exposição e a versão panamericana do Guia.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a intenção de que os países membros somassem esforços para o cumprimento das metas estabelecidas. Esses objetivos vão desde cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, bem como ao combate à fome e às mudanças climáticas.

Guiado pelo mesmo eixo, em 2020, o IAB produziu a primeira edição da versão brasileira da publicação da Comissão da UIA, apresentando projetos de arquitetura e planos de desenvolvimento urbano no Brasil que colaboram com cada um dos 17 ODS. A proposta contou com diversas parcerias e apresentou, através de 51 projetos e planos, práticas sustentáveis presentes na arquitetura e urbanismo nacionais.

 

Veja os projetos selecionados 

The post Divulgados projetos selecionados para o 2º Guia IAB para a Agenda 2030 appeared first on FNA.