NACIONAIS

FNA debate sobre relações de trabalho no 27º Congresso da UIA2021RIO

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria, lança neste domingo (18/7), às 17h, a mesa redonda “Mundo do trabalho: transformações no espaço das relações contemporâneas”. A produção visa discutir as mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo nas últimas décadas e as perspectivas para o futuro. Para a presidente da FNA, Eleonora Mascia, “essa é uma pauta imprescindível do movimento sindical”. “Estamos vivendo uma realidade preocupante, com as altas taxas de desemprego, precarização das relações trabalhistas e uma maior informalidade, não só para os profissionais de arquitetura, mas para todos os trabalhadores de um mundo que passa por mudanças”, acrescenta.

A mesa, que recebe convidados como Ricardo Antunes (sociólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP), busca fazer uma reflexão sobre a correlação da precarização das relações de trabalho com o crescimento da plataformização e das contratações por demanda, sem vínculos e, portanto, sem direitos ou garantias de seguridade. “O exército sobrante de força de trabalho é expulso dos clássicos meios de produção e passa a assumir um papel vital no processo de acumulação, pois para substituir apenas um trabalhador ou trabalhadora temos algumas centenas ou milhares de trabalhadores ou trabalhadoras disponíveis”, explica Antunes.

Também participam do debate Daniela Sarmento (vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU Brasil), Clemente Ganz (assessor do Fórum das Centrais Sindicais), Alfredo Campos (sociólogo português e delegado sub-regional do Instituto Nacional de Estatística), Roberto Veras (sociólogo e professor associado da Universidade Federal da Paraíba) e Clara Ant (fundadora da Central Única dos Trabalhadores e Conselheira do Instituto Lula). A mediação fica por conta de Eleonora Mascia.

A produção terá transmissão na plataforma exclusiva do UIA2021RIO e no canal oficial da FNA no YouTube. Para ter acesso aos conteúdos da FNA no UIA2021RIO é necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos em: https://www.uia2021rio.archi.

SERVIÇO
Mundo do trabalho: transformações no espaço das relações contemporâneas
Data: 18 de julho
Horário: 17h (GMT 3)
Plataforma: No canal no YouTube da FNA (https://www.youtube.com/c/FNAFedera%C3%A7%C3%A3oNacionaldosArquitetoseUrbanistas/videos)

 

The post FNA debate sobre relações de trabalho no 27º Congresso da UIA2021RIO appeared first on FNA.