NACIONAIS

FNA integra programação do UIARio2021 com debates sobre ATHIS e Mundo do Trabalho

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) está presente no maior evento global de Arquitetura e Urbanismo. Junto com seus sindicatos filiados, a federação prepara uma agenda especial de atividades com debates e lives sobre temas importantes da Arquitetura e Urbanismo dentro da proposta central do 27° Congresso Mundial de Arquitetos- Todos os Mundos. Um só Mundo. ARQUITETURA 21.

O evento, que já deu a largada em março com uma semana aberta de programação, retorna agora de 19 a 22 de abril com o eixo temático DIVERSIDADE E MISTURA, com uma agenda recheada e com a participação de expoentes da arquitetura e urbanismo de diversas localidades do Brasil e do mundo.
Na semana de 19 a 22/04, a FNA estreia com a live ‘Elas Pelo Direito à Cidade – ATHIS sob o Ponto de Vista do Movimento Popular’, pontualmente escolhida após um mês de março dedicado a exaltar a luta e o protagonismo de mulheres pelo direito à moradia. A temática retorna na programação aberta do UIARio2021 trazendo como convidadas lideranças femininas que estão à frente de movimentos sociais e entidades.

Os movimentos populares de luta pela moradia estão representados por Ceniriani Vargas da Silva, do Assentamento 20 de Novembro e do Movimento Nacional de Luta por Moradia em Porto Alegre (RS), Sarah Marques do Nascimento, do coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, de Recife (PE), e a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Fernanda Carolina Costa. Também participam do debate, pela FNA, o diretor Patryck Carvalho e a presidente Eleonora Mascia.

A live faz parte da mesa ‘Arquitetura da Inclusão Social’, dentro da temática sobre ATHIS, que será amplamente debatida pela federação e seus sindicatos ao longo de toda a programação do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. Também com foco na assistência técnica em habitação de interesse social, a FNA irá promover, em maio, a live ‘ATHIS na Prática Profissional: o Encontro com a Arquitetura Popular, com os nomes já confirmados de Maíra Rocha (RJ), Riva Feitoza (SE) e Alexandre Hoddap (SP), evento com coordenação do arquiteto e urbanista e ex-presidente da FNA, Jeferson Salazar. Também em ATHIS, serão realizadas agendas com as pautas ‘ATHIS na Universidade/Extensão: Caminhos Trilhados e Novas Perspectivas e ‘ATHIS e as Cidades para Inclusão: Integração das Políticas nos Territórios’.

No período que antecede o Congresso de 18 a 22 de julho de 2021, a FNA prossegue com uma agenda com lives e debates com os temas relacionados ao Mundo do Trabalho e à ATHIS.

O 27° Congresso Mundial de Arquitetos se estende até julho deste ano, com conteúdos abertos e programação especial para inscritos no evento. Como parceira institucional do UIARio2021, os profissionais sindicalizados tem 20% de desconto na inscrição do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. Informações no email fna@fna.org.br

The post FNA integra programação do UIARio2021 com debates sobre ATHIS e Mundo do Trabalho appeared first on FNA.