NACIONAIS

FNA lamenta o falecimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados lamentam com profundo pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes nomes da arquitetura brasileira. O arquiteto foi reconhecido pela Federação em 2010 com o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e recentemente havia sido condecorado com a medalha de ouro da UIA 2021, que lhe seria entregue durante o Congresso Mundial de Arquitetos (UIARio2021). O profissional tinha 92 anos.

Considerado um dos expoentes da chamada “escola paulista”, foi autor de projetos como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), a reforma da Pinacoteca do Estado e, em conjunto com o filho Pedro, o Museu da Língua Portuguesa, todos em São Paulo. Entre seus trabalhos mais recentes estão o novo Museu dos Coches, em Lisboa (Portugal), e o Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Ele também projetou o Cais das Artes, em Vitória (Espírito Santo), em construção.

Nascido em Vitória, o arquiteto colecionou uma série de honrarias, entre elas o Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana em 2000, o Prêmio Pritzker (“o Nobel da Arquitetura”) em 2006, o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016, entre outros.

O arquiteto lutava contra um câncer no pulmão e estava internado em São Paulo. Ele deixa a mulher Helene e os filhos Renata, Guilherme, Paulo, Pedro, Joana e Naná.

A FNA se solidariza com a família e com os amigos neste momento de perda. Mendes da Rocha deixará um vácuo na arquitetura brasileira.

Com informações da Folha de SP e do CAU/BR
Foto em destaque: Ana Ottoni

The post FNA lamenta o falecimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha appeared first on FNA.