NACIONAIS

FNA lamenta os falecimentos dos arquitetos Iran da Rosa e João Carlos Menna Barreto

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) lamenta os falecimentos de dois grandes nomes da arquitetura brasileira, da academia e do cenário cultural que nos deixaram nesta última semana. Neste domingo (21), o arquiteto e urbanista Iran Fernando da Rosa, 57 anos, não resistiu a complicações decorrentes da Covid-19. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),atuou como arquiteto na área técnica da Superintendência do IPHAN no Rio Grande do Sul (IPHAN/RS).

Atuou como perito técnico no Ministério da Cultura, especialista na análise de projetos culturais na área do Patrimônio Histórico, Monumentos, Praças, Sítios e Museus. Integrou a diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) como vice-presidente (gestões de 2000 a 2005) e como presidente nas gestões 2006/2007. Atualmente, ele integrava o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) e trabalhava como arquiteto no Escritório de Projetos da Prefeitura de Canoas.

Na última quarta-feira, dia 17/03, a comunidade acadêmica perdeu o colega e professor João Carlos Menna Barreto, que atuou no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. Por muitos anos foi o responsável pela disciplina de diplomação (TCC).

A FNA se solidariza com as famílias, amigos e colegas desses profissionais que deixaram um importante legado para a arquitetura e urbanismo e grandes contribuições a gerações de novos profissionais.

Foto: Freepik

The post FNA lamenta os falecimentos dos arquitetos Iran da Rosa e João Carlos Menna Barreto appeared first on FNA.