NACIONAIS

Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio realiza eleição nesta quinta

O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro realiza, nesta quinta-feira (30/9), eleição para escolha da nova coordenação, que assumirá a próxima gestão. Concorre ao cargo de coordenadora em chapa única a arquiteta e urbanista Inês Martina Lersch. A eleição ocorrerá de forma virtual e deve contar com a participação de representantes das entidades que compõe o Fórum, a partir das 9h.

Inês é arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente coordenadora adjunta do Fórum, a profissional atua no nas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão do Departamento de Urbanismo da UFRGS.

O Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro reúne entidades da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Iphan e o Patrimônio Cultural Brasileiro. A entidade promove diversos eventos e debates com o objetivo de explicar e sanar dúvidas da população em relação aos patrimônios. As discussões trazem amplo conhecimento com convidados que atuam na área.

Atual coordenador da entidade, Nivaldo Vieira de Andrade Junior, participou da criação do Fórum em sua gestão no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e contou com o apoio de outras entidades, entre elas a Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA). “A criação do Fórum foi super importante. Primeiro pela possibilidade de congregar tantas entidades e profissões diferentes: arquitetos, antropólogos, arqueólogos, historiadores e geógrafos, entidades acadêmicas, entidades mais ligadas às categorias profissionais e, mais recentemente, também a corporação da associação de quilombolas rurais”.

Andrade Junior ressaltou que ao reunir entidades e profissões é possível reforçar as agendas e dar mais voz ao movimento, principalmente pelo momento político enfrentado pelo Brasil, de desmonte das políticas públicas de diversas áreas e também no campo do patrimônio. “O Fórum se tornou, em poucos meses, um interlocutor importante. Sendo convocado por diversas instancias para conversar e opinar sobre questões relacionadas ao patrimônio”, ponderou.

The post Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio realiza eleição nesta quinta appeared first on FNA.