NACIONAIS

Planejamento urbano, mudanças climáticas e impacto da pandemia são temas do Fórum SP 21

O Fórum SP 21, que acontece até o dia 1º de outubro, realiza, hoje (21/09), sua mesa de abertura a partir das 11h. O seminário de avaliação do Sistema Municipal de Planejamento de São Paulo, com foco no Plano Diretor e na Política Urbana do município, pretende avaliar instrumentos, planos, programas e ações complementares, assim como seus impactos e repercussões vivenciadas na cidade no século XXI. Do total de 192 trabalhos científicos inscritos, 159 foram selecionados para apresentação, em 29 sessões temáticas que farão uma ampla discussão sobre diversos aspectos que impactam a vida cotidiana do morador da cidade de São Paulo. O evento será realizado inteiramente de forma virtual.

O seminário terá sempre uma sessão única pela manhã, das 10h às 12h30, duas sessões na parte da tarde, e uma de noite. Além das sessões temáticas, estão programados dois eventos especiais. No dia 1º de outubro, às 14h30, haverá a síntese final e o encerramento. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

O Fórum SP 21 será transmitido pelos canais do Youtube da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e do Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Fapesp/Cepid) e pelo perfil do Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP) no Facebook.

A programação prevê discussões multidisciplinares relacionadas a 24 eixos temáticos e está aberto à participação de toda a comunidade voltada à pesquisa, ao projeto, à intervenção e ao ativismo urbano, devendo reunir pesquisadores, profissionais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de órgãos e entidades públicas, profissionais e empresariais, movimentos sociais, associações de moradores, coletivos e demais interessados.

O objetivo do evento é debater as políticas urbanas com a perspectiva de oferecer críticas e sugestões para o aprimoramento das mesmas, utilizando o modelo online em razão da pandemia da covid-19, que, atualmente, tem impossibilitado a ampla participação da sociedade na definição de políticas públicas que afetam a população em seu dia a dia.

O seminário é promovido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP), Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Fapesp/Cepid), Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Escola da Cidade e do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), da Folha de S. Paulo e do Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).

Fonte: Imprensa CEM-Cepid/Fapesp

The post Planejamento urbano, mudanças climáticas e impacto da pandemia são temas do Fórum SP 21 appeared first on FNA.