FNA e sindicatos lançam campanha de valorização sindical

08/07/2020 | Local

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus sindicatos filiados lançam, neste mês de julho, a campanha nacional “A profissão é sua. A Luta é Nossa”. O projeto integrado tem como objetivo estabelecer e consolidar o papel dos sindicatos como agentes de representação, fortalecendo ações, benefícios e criando um canal de diálogo direto com os arquitetos e urbanistas. O trabalho será realizado por meio das plataformas digitais. Além de uma repaginada nos websites dos sindicatos, a ação ainda inclui informes semanais nas páginas de Facebook e Instagram da FNA e de cada sindicato.

Para a presidente da FNA, Eleonora Mascia, a campanha pretende aproximar arquitetos e urbanistas da sua base sindical. “Os sindicatos têm como objetivo primeiro representar e zelar pelos direitos da categoria. Para isso, é essencial estar próximo da base, compreendendo e estando ao lado dos profissionais no dia a dia. Queremos que essa campanha promova maior interação visando o esclarecimento sobre o trabalho essencial que realizamos. Pretendemos que os profissionais se vejam como parte dessa luta e que se motivem a colaborar com ela. Uma luta que existe por nós e para nós.”

Os posts da campanha serão realizados semanalmente de julho a dezembro, em uma linguagem que busca comunicação com toda a categoria. Pesquisa realizada nas redes sociais do movimento sindical indicou que 60% dos seguidores são mulheres e que a maior parte tem entre 24 e 30 anos de idade. “Somos diversos tipos de trabalhadores: funcionários públicos, autônomos, empresários, estudantes. Precisamos falar com todos e incluir todos nesse trabalho pela luta de nossos direitos para profissionais e agentes de manutenção e preservação das cidades e dos espaços públicos”, complementa Eleonora. A campanha pretende esclarecer os serviços prestados pelos sindicatos, fazer uma retrospectiva das conquistas ao longo da história e facilitar o acesso a informações essenciais para a categoria.

“Temos a preocupação que os arquitetos e urbanistas encontrem com facilidade junto aos sindicatos todos os dados e materiais que precisam em nossos canais de comunicação”, acrescenta a secretária de Educação, Cultura e Comunicação Sindical da FNA, Fernanda Lanzarin. As peças produzidas reforçam um diálogo direto e fácil, a fim de disseminar informação e estabelecer uma rede de aproximação. “Convidamos a todos a acompanhar esse projeto em todas as redes sociais da Federação e nos sindicatos filiados”, convidou Fernanda. Segundo ela, a Federação tem apresentado novos projetos em 2020 e ainda há mais novidades a caminho. Um dos planos em estudo é a criação de cursos nacionais profissionalizantes voltados aos profissionais.

A campanha conta com a adesão do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo (SASP), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Minas Gerais (SINARQ-MG), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado da Bahia (Sinarq-Bahia), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SINDARQ-PR), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro (SARJ), Sindicato dos Arquitetos do Amazonas (SINDARQ-AM), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Mato Grosso do Sul (SINDARQ-MS), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado de Santa Catarina (SASC), Sindicato dos Arquitetos do Distrito Federal (ArquitetosDF), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Acre (SINDAU-Acre), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo (SINDARQ-ES), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Norte (SINARQ-RN) e Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Rondônia (SINDARQ-RO).